Dia Nacional da Juventude 2010

Ação

Ação significa em poucas palavras o grupo sair de seu lugar habitual de reuniões para ir ao encontro de outras pessoas.

A ação, desse modo, é profundamente missionária. As ações representam o serviço que o grupo pode prestar à comunidade e à sociedade, que pode dar-se de muitas maneiras.

A mais habitual é na liturgia, com leituras e encenações teatrais, ou mesmo com a catequese e outros grupos. Ou ainda festas, como a da(o) Padroeira(o) da comunidade, momentos de diversão, gincanas, viagens, excursões e visitas a outros grupos de jovens....

Agora, há também atividades que podem ser estendidas para fora da Igreja. É onde a dimensão missionária é mais forte. Ajuda a asilos, campanhas de solidariedade com uma família, visitas a doentes, organização de campeonatos com a secretaria de cultura da cidade, cursos de alfabetização, e tantas outras atividades. Dentre todas as atividades de ação, as mais famosas são certamente, a Missão Jovem Estigmatina, O Festival Bertoniano, a semana da cidadania e o DNJ (Dia nacional da Juventude).

Em todos os momentos, a Ação do grupo precisa ser bem pensada e avaliada para que ninguém sinta que está perdendo tempo. É tomar nos braços muitos jovens que estão caídos à beira do caminho (Lc 10, 33). O que seu grupo está fazendo em termos de Ação? “A fé sem obras é morta” (Tg 5, 17).