A Formação na pastoral da Juventude é chamada de Formação Integral5. O que é formação integral? Formação Integral, quer dizer uma formação que tem a ver com o todo da pessoa, por isso é formação integral (=todo). Esse “todo” do jovem, integral, tem cinco dimensões: a relação com o eu, com o outro, com Deus, com a sociedade e com o fazer. A maioria dos grupos não sai da primeira dimensão, e fica só falando de relações de família, conhecimento de si mesmo, problemas pessoais, que são importantes, mas há outras dimensões, lembra?! É preciso ter um rodízio para que se realize uma formação que contemple a vida do jovem como um todo.
Olhando para a formação de seu grupo, o que predominou ultimamente? Existe muito material que ajuda nessa formação integral6.
Mas a formação não pode apenas ficar parada em livros. A formação no grupo, que deve ser dinâmica, bem preparada tem que falar de coisas atuais, do dia-a-dia dos jovens, da cidade, do bairro, da comunidade e do mundo. O coordenador que não der atenção a esse “prato quente do dia” dificilmente chamará a atenção e, o que é conseqüência, não terá êxito não sua formação de grupo de jovens. É preciso estar atualizado para dar respostas que tenham importância.
Essa formação pode utilizar-se de músicas (não só de Igreja), de filmes, poemas, parábolas, teatros, entrevistas, palestras; cartazes, recortes de revistas e jornais entre tantas outras possibilidades.
Para ser integral, a formação tem que contemplar as cinco dimensões: eu, outro, Deus, sociedade, e o fazer. Cada grupo, conforme sua fase de crescimento irá investir de um jeito diferente em uma ou mais dessas dimensões. E fará isso de modo que chame a atenção, atualizado e dinâmico. Eis a fórmula para uma boa formação integral.